A Empresa

Início da Agronelli Insumos

Inicio da Agronelli Insumos Agrícolas no final da década de 80.

Ser referência no agronegócio contribuindo para o desenvolvimento sustentável nos aspectos econômico, social e ambiental. Com esta visão, a Agronelli Insumos Agrícolas foi criada há 25 anos.   O pioneirismo e o espírito de inovação são os pontos fortes da empresa que desbravou o mercado e levou para agricultores de todo o país produtos para fortalecer o campo.

Construída por profissionais engajados e comprometidos em gerar produtos e serviços de qualidade, a empresa vem do ideal do Engenheiro Agrônomo Marco Túlio Paolinelli, um empreendedor nato que tem como princípio que todo sonho é possível. Foi plantando sonhos que ele colheu a Agronelli, com a dedicação e união de pessoas e estratégias comerciais, resultando na consolidação de uma das marcas de maior confiança na venda de insumos agrícolas no cenário socioeconômico nacional. 

Foi em 1989, que o empresário Marco Túlio Paolinelli iniciou a abertura de um novo e promissor mercado: a comercialização de gesso agrícola. 

Na década de 80, a Fosfértil (atual Vale Fertilizantes) procurava utilidade para um subproduto, o gesso, gerado a partir da extração do ácido fosfórico, matéria-prima utilizada na produção de fertilizantes. Participando de um grupo de estudos junto à Embrapa, Paolinelli vislumbrou a possibilidade de uso do gesso na agricultura. Após pesquisas, dias de campo e resultados positivos, transformou o gesso em um produto, onde sua aplicação proporcionava a elevação da produção agrícola.

Em 1985, em Brasília/DF, durante uma palestra sobre a utilização do gesso na agricultura, Marco Túlio Paolinelli surpreendeu a todos dizendo que seria capaz de vender todo o Gesso acumulado aos produtores rurais. E assim, o fez. Com ousadia, estudos e pesquisas, para realizar o seu sonho, em 1989, ele deixou o seu cargo na Fosfértil para fundar a Agronelli.

No dia 26 de abril, a empresa entrava efetivamente em operação com a denominação Agro Comercial e Representações JB Ltda., como representante de fertilizantes e sementes de milho. Com quase dois anos de operações, um dos amigos do Marco Túlio Paolinelli, o empresário Tião Silva, sugeriu a composição do nome “Agro”, referência ao segmento de atuação e “nelli”, final do sobrenome do presidente. Então, a empresa passou a ser Agronelli Comércio e Representações. 

Um convênio com a Embrapa foi estabelecido para o desenvolvimento de pesquisas por meio de montagens de campos demonstrativos, com o uso do gesso agrícola. Os resultados foram divulgados para todo o segmento do agronegócio, através de “dias de campo”, palestras, feiras e exposições. 

Em 1998, a empresa adquiriu uma área de 40.000 metros quadrados, no Distrito Industrial III. Em 2000, a empresa iniciou a comercialização e a produção de gesso seco e ensacado. Em 2004, o nome da empresa foi alterado para Agronelli Ind. e Com. de Insumos Agropecuários Ltda.

Após vencer o primeiro desafio de difundir o uso do gesso agrícola, a empresa passou por grandes transformações para atender mais produtores. Com o objetivo de melhorar a sua logística e distribuição, a Agronelli abriu duas filiais no litoral de São Paulo (Cajati e Cubatão), passando a atender estados estratégicos na agricultura brasileira. Além de ampliar seu portfólio de produtos, expedindo o produto Agrosilício direto da filial em Timóteo/MG.


Início da Agronelli Insumos
Início da Agronelli Insumos

Início da Agronelli Insumos

A Agronelli Insumos Agricolas cresca a cada ano e amplia ainda mais os horizontes da agricultura do país.